Do jeitinho que você precisa

Projeto: Yara Mendes

Do jeitinho que você precisa

Praticidade, conforto e facilidade de uso são os principais atributos que banheiros e lavabos devem possuir. No entanto, nada melhor que essas qualidades sejam acompanhadas também de beleza e estilo. A designer de interiores Yara Mendes aconselha atenção especial na infraestrutura desses espaços para que tenham maiores níveis de funcionalidade e sejam duráveis. Impermeabilização, ventilação e iluminação corretas são pontos básicos de um bom projeto.

Projeto: Yara Mendes

Os cuidados precisam se estender à escolha da mão de obra, que deve ser especializada. “Podemos utilizar vários tipos de materiais nos banheiros, como porcelanatos, mármores, pinturas especiais e, até mesmo, papeis de parede” comenta. “O grande diferencial está na qualidade da mão-de-obra. Usando bons produtos e uma mão de obra especializada de qualidade o resultado sempre será o esperado”, ressalta.

Muitas pessoas podem estranhar a indicação de papel de parede para áreas molhadas. Entretanto, banheiros mais amplos são capazes de receber esse tipo de material com muita segurança. Esse foi o caso do projeto da designer que conta com a aplicação de papel de parede impermeável e resistente. O ambiente possui ainda uma bela banheira com design italiano e mármore no piso, nichos, tampo e paredes do box.

Projeto: Yara Mendes

Em outro projeto, Yara optou por aplicar mármore branco Tassus com granito preto Absoluto, o que proporcionou um contraste muito elegante. “As peças são bisotadas formando um detalhe a cada encontro”, destaca.

Projeto: Isabella Nalon

A arquiteta Isabella Nalon aconselha também atenção especial na escolha dos complementos, caso emblemático dos metais: torneira, chuveiro e acessórios. Ela lembra que existem inúmeros produtos bonitos e que estão na moda, porém é muito importante observar a durabilidade e a resistência, de forma a evitar problemas indesejados. Por essa razão, a preferência deve recair sobre linhas que sejam produzidas em aço inox ou metal cromado. O cuidado deve se estender também em relação a algumas especificações técnicas do imóvel. “A pressão da água, a distância entre a caixa d’água e o ponto onde serão instalados, bem como os itens e as dimensões do cômodo são pontos cruciais antes de escolher os metais”, adverte Isabella.

Projeto: Isabella Nalon

Existem três tipos de torneiras disponíveis no mercado atualmente – monocomando, misturador e comando simples, que atendem necessidades especificas de cada ambiente. “Para decidir pelo melhor local de instalação da peça, que pode ser na parede ou na bancada, é preciso seguir o estilo de decoração e os pontos hidráulicos do ambiente”, alerta a arquiteta. Assim, as torneiras de bancada são as mais tradicionais e podem ser inseridas diretamente na mesa ou na cuba. A grande vantagem, além do custo mais acessível, é a disponibilidade de alturas, permitindo escolher o modelo mais adequado para o projeto.

Os modelos para parede são mais indicados para espaços que exijam maior altura no ponto de água. Isabella recomenda atenção ao detalhamento técnico da instalação. Além disso, a peça deverá se harmonizar e respeitar as características da cuba, que podem ser de apoio, semiencaixe, sobrepor, embutir, dupla ou lavatório (suspenso, com coluna ou com móvel integrado).

Yara Mendes
Telefone: (41) 99976-7927
E-mail: contato@yaramendes.arq.br
Facebook: yaramendesdesigndeinteriores
Instagram: @yaramendesdecor

Isabella Nalon
Telefone: (11) 94453-5500
Instagram: @isabellanalon
Linkedin: Isabella Nalon
www.isabellanalon.com

 

Associados Sincomavi