Corredores: todos os espaços merecem uma decoração especial

Corredores: todos os espaços merecem uma decoração especial

Existem áreas que não recebem a atenção devida por desempenharem papel considerado secundário nas residências, caso emblemático dos corredores. No entanto, uma decoração bem-feita permite que esse espaço ganhe maior valorização e utilidade.

Projeto: Toninho Noronha

O arquiteto Toninho Noronha comenta que a largura mínima para um corredor é 90cm. Entretanto, o ideal é possuir, pelo menos, um metro. “De qualquer maneira, dificilmente mexemos em largura de corredores em imóveis prontos, principalmente apartamentos, uma vez que fazer isto significaria provavelmente diminuir os tamanhos dos quartos”. Ele aconselha muito cuidado na hora de definir a decoração desses espaços e, principalmente, evitar excessos.

Projeto: Toninho Noronha

Em linhas gerais, o melhor é optar por um piso bonito e prático, normalmente o mesmo revestimento escolhido para a sala de estar ou dormitórios. “Faça uma seleção de quadros ou gravuras de tamanho pequeno e invista numa boa iluminação”, recomenda Toninho. Material que deve ser utilizado com cuidado são os espelhos. Isso porque não existe distanciamento suficiente e corre-se o risco do chamado “efeito infinito”, no qual a imagem é refletida sem fim. “Caso seja necessário usar, uma dica importante é aplicar apenas em uma das paredes”.

Projeto: Korman Arquitetos

As arquitetas Ieda e Carina Korman já preferem apostar numa decoração mais insinuante para os corredores. A ousadia desejada pode ser obtida, segundo elas, com o emprego de cores, texturas e soluções diferenciadas. “Muito mais frequentado do que se imagina, o corredor não pode ser esquecido quando se decora uma casa. Ainda que estreito, ele pode trazer a personalidade de quem mora e se tornar memorável”, opina Ieda.

Projeto: Korman Arquitetos

Logicamente, por suas dimensões, é sempre importante se atentar ao tamanho e disposição dos objetos, que não devem atravancar a passagem. “Apesar da pouca metragem, um corredor pode se transformar em home office ou até biblioteca”, exemplifica Ieda. Nesse caso, a marcenaria sob medida pode fazer toda a diferença, aproveitando ao máximo o espaço. Estantes, nichos e prateleiras proporcionam maior funcionalidade e melhor uso de todos os cantinhos disponíveis.

O recurso de tornar esse espaço uma galeria de fotos ou pinturas é muito comum. “Fáceis de criar e cheias de personalidade, a gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. A recomendação recai sobre uma parede com revestimento neutro para dar maior destaque aos quadros expostos. Vale também a utilização de uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, o que cria naturalmente uma moldura capaz de ressaltar ainda mais as linhas do objeto escolhido.

Toninho Noronha
Arquiteto
Telefone: (11) 3074-1787
www.toninhonoronha.com.br
Instagram: @toninhonoronhaarq

Ieda e Carina Korman
Korman Arquitetos
Telefone: (11) 3060-8313
Instagram: @kormanarquitetos

Associados Sincomavi