De encher os olhos

De encher os olhos

Ter uma casa na praia habita o sonho de muitos brasileiros. Tal desejo não deixa de ser sem razão: natureza, tranquilidade, confraternização com amigos e familiares, um bom bate-papo em volta de uma mesa… Tudo isso embalado por ambientes confortáveis, práticos e bonitos. A arquiteta Patrícia Penna deu formas a esse sonho tão acalantado adotando para o projeto um estilo urbano, baseado em linhas retas e design mais clean.

Como não poderia deixar de ser, a residência destinada a um casal com filhos jovens tem como principal vocação o lazer e o descanso no período de férias, datas especiais e feriados prolongados. Para tanto, o imóvel de 670m2, localizado no litoral Norte de São Paulo, possui uma área social, com living, jantar e home theater, totalmente integrada ao espaço gourmet, varanda e piscina. “Por meio de grandes portas de vidro instaladas, os ambientes internos são conectados ao setor de lazer”, ressalta Patrícia. Essa disposição permite aos proprietários apreciarem a paisagem do entorno da maior parte dos ambientes da casa.

A área gourmet conta com churrasqueira e bancada para refeições. O revestimento principal é a madeira, com o quartzo sendo aplicado no tampo da bancada e anteparo contra respingos em porcelanato. A piscina, por motivos óbvios um dos espaços mais apreciados da residência, conta com todos os recursos para sua utilização até o cair da tarde: espreguiçadeiras, ombrelones, mesas e cadeiras. Outro destaque é o projeto paisagístico, que se harmonizou perfeitamente com a natureza local e as linhas arquitetônicas da residência.

Para facilitar a manutenção, Patrícia optou por especificar acabamentos e revestimentos resistentes, duráveis e, principalmente, que simplificassem a limpeza. A decoração segue o estilo adotado na arquitetura e privilegia um design mais limpo, contemporâneo, que proporciona conforto e beleza nas medidas certas. Patrícia se valeu de grandes painéis de madeiras e portas de correr em vários pontos da residência. Além do efeito estético, tal emprego ajuda a aumentar a praticidade de uso no dia a dia.

A paleta de cores privilegia o conforto visual, dotando os espaços de uma atmosfera calmante. Branco, bege e tons amadeirados contaram com a preferência da criadora do projeto. Alguns ambientes da residência ainda são pontuados com peças e detalhes em azul – o que se mostra algo muito natural para um imóvel beira-mar.

Fotos: Leandro Moraes

Patrícia Penna
Patrícia Penna Arquitetura & Design
Telefone: (12) 3209-9785
@patricia_penna_arquitetura
www.patriciapenna.arq.br

Associados Sincomavi