Personalização em alta

Personalização em alta

A prioridade de todo brasileiro é conquistar a sua casa própria. No entanto, se esse sonho vier acompanhado da personalização ele se torna muito mais prazeroso. O projeto liderado pelo arquiteto e urbanista Marcelo de Oliveira Pontes seguiu nessa direção. Tendo predominantemente como clientes pessoas interessadas em contar com residências do jeitinho imaginado, Marcelo afirma buscar o equilíbrio entre o desejo e a razão. “Geralmente, a construção é personalizada, de bom gosto, mas sem enveredar em situações que demandem gastos excessivos”, explica. Ele lembra ainda que existe a preocupação de criar soluções que atendam aos anseios tanto dele quanto dela – os casais são a base do público atendido pelo escritório de arquitetura, que também produz projetos comerciais e industriais.

O imóvel, localizado no interior paulista, conta com 304 m2 de área construída e três dormitórios, sendo uma suíte com closet. Nos fundos do terreno, uma edícula abriga um salão para ginástica, banheiro, garagem e subsolo. Segundo Marcelo, esse projeto seguiu a linha adotada de captar os desejos e aspirações dos clientes e transformá-los numa linguagem arquitetônica adequada, contemporânea e dentro de um conceito sem rebuscamentos, mas sofisticado. “As prioridades são os aspectos fundamentais do projeto, como: implantação, relação com o entorno, insolação, funcionalidade, design e racionalização da construção”, ressalta. Vale lembrar que a concepção do trabalho contou com a participação do engenheiro Jorge Gebraiel.

O terreno plano, com ótima localização em condomínio sendo formado, facilitou a execução das obras e a elaboração do projeto. Marcelo comenta que o cliente deu liberdade de criação, mas expressou o desejo de contar com um mezanino e um local específico para tocar bateria. “Dessa maneira, surgiu a ideia do mezanino com aberturas na diagonal, interagindo com as linhas retas convencionais”, ressalta. “Isso permitiu dar forma a um ambiente interno interessante na transição entre a área social e íntima dos quartos”. Os afastamentos laterais da casa facilitam o acesso de veículos e a entrada da edícula.

A decoração da residência ficou por conta dos próprios proprietários.

 

Marcelo de Oliveira Pontes
arquiteto e urbanista
Telefone: (21) 99740-5500
E-mail: simparq@yahoo.com.br
www.pontesarq.com.br
Facebook.com/mpontes.arq

Gebraiel Bellaz
Engenheiro
Telefone: (15) 3282-1541
www.ageotech.com.br