Na ponte aérea entre Espanha e Brasil, o jogador de basquete Marcelo Huertas, conhecido também por suas atuações pela Seleção Brasileira, precisava de um ‘apartamento de temporada’ para os períodos que retorna ao país com sua esposa e os dois filhos pequenos. Para tanto, a arquiteta Andrea Camillo, à frente do escritório que leva seu nome, entrou em cena para atuar em parceria com a esposa do esportista e também arquiteta, Graziella Cintra Huertas.
Com 230m², o imóvel antigo, situado no bairro de Higienópolis, região de central de São Paulo, levou cinco meses para ficar pronto. Agora, quando desembarca do período de jogos no time do Iberostar Tenerife, a família pode descansar em uma base próxima de outros membros queridos da família e amigos.
Com uma atmosfera aconchegante e receptiva, o projeto privilegiou o vidro como forma de assegurar o conceito de integração dos espaços. Como benefício, a área social desfruta da oportunidade de promover mais interação entre os moradores e seus convidados, além de uma visão panorâmica de todos os espaços. A forte presença da madeira, os detalhes do paisagismo e os tecidos estofados do mobiliário trazem o conforto, enquanto o piso de tacos garante comodidade no dia a dia das crianças, até mesmo nos dias mais frios. “O contexto do projeto era fazer um espaço de convivência super gostoso, com a cozinha como centro de tudo. Por isso, fizemos uma intervenção que resultou na retirada das paredes que a ligavam com as salas de estar e jantar. No final, transformamos o apartamento em uma planta de conceito aberto, como pedido pelos moradores,” relembra a arquiteta Andrea Camillo.
Por ser um apartamento longevo, muitas alterações, trocas e reformas foram necessárias. De acordo com a profissional, o imóvel ganhou vida nova por completo, restando apenas, como material original, o piso de madeira e de tacos que os moradores fizeram questão de manter. O projeto também considerou o estado das esquadrias, que foram renovadas, com exceção as da sala, que estavam em boas condições. “Nesse pacote, também renovamos os sistemas de elétrica e hidráulica, bem como o gesso, pintura e interação de som para garantir o melhor resultado”, relata.
A parte da marcenaria introduz o conceito do design da boiserie, que marca presença na decoração das paredes para trazer um mix de elegância e modernidade ao imóvel, bem como a utilização da serralheria.