Apartamento ganha leveza bucólica

Apartamento ganha leveza bucólica

A reforma tinha como meta, além de proporcionar maior nível de conforto e praticidade, resgatar os momentos mais marcantes da vida do casal, principalmente suas viagens. A partir dessas referências, a arquiteta Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura, criou um projeto para o apartamento com 182 m² que torna o “ficar em casa” algo muito mais prazeroso. Esse clima mais aconchegante, agradavelmente lusitano, foi obtido com a utilização de vários elementos rústicos e uma paleta neutra de cores.

Em apenas três meses, o imóvel recebeu uma repaginação completa. Entre as intervenções mais importantes destaca-se a substituição dos revestimentos na sala de estar, que passou a contar com tijolinhos brancos. Essa área possui integração total com a sala de jantar e varanda gourmet.

Para a decoração, Júlia optou por uma mesa redonda com tampo de mármore Carrara, móveis com acabamento em laca e madeira de demolição. Apesar dessas escolhas mais rústicas, o conjunto conta com todas as facilidades da vida moderna, inclusive duas adegas climatizadas. Enquanto o restante do conjunto recebeu piso laminado padrão madeira, a varanda teve seu apelo natural ampliado com a especificação de revestimento terracota.

 

Sem grandes obras, o lavabo ganhou novo apelo com a retirada do antigo papel de parede. A bancada em travertino Nero foi mantida, mas a composição recebeu nova cuba de apoio e misturador. O espaço também teve alterada a sua iluminação, com o emprego de fitas de LED, que foram instaladas em locais estratégicos junto à marcenaria para causar maior impacto visual quando ligadas.

Júlia optou por substituir os pisos da cozinha e área de serviço – ambientes que contavam ainda com o revestimento original de entrega do imóvel. A preferência recaiu sobre a praticidade e durabilidade do porcelanato cimento queimado, padrão bem-adequado ao estilo adotado na decoração. Para as paredes, a arquiteta se valeu da combinação do revestimento subway tile cinza nas faces mais sujeitas a respingos e pintura no mesmo tom nas demais superfícies. A cozinha ganhou ainda uma bancada para refeições rápidas. Todas as instalações se mostram muito práticas, facilitando a rotina de uso do casal.

O dormitório segue a mesma linha de criação e privilegia o sentido de conforto e tranquilidade. A marcenaria foi alterada como forma de proporcionar ao ambiente maior sentido de amplitude e permitir a utilização mais racional e inteligente de espaços. A iluminação também recebeu atenção especial e conta com luz geral indireta e abajures de piso posicionados próximos às mesinhas laterais. Como os demais elementos do apartamento, o objetivo foi criar aquela atmosfera tão desejada que remete à tranquilidade do lar.

Júlia Guadix
Liv’n Arquitetura
Telefone: (11) 94537-0101
Facebook: livn.arq
Instagram: @livn.arq
https://www.livn.arq.br

Fotos: Guilherme Pucci