Altura da cama infantil merece atenção de pais
A arquiteta Cristiane Schiavoni chama atenção para um aspecto muitas vezes negligenciado no momento de escolher a cama infantil: a altura. Segundo ela, não basta considerar apenas o colchão e as dimensões de largura e comprimento. A altura influencia diretamente nos movimentos rápidos que as crianças costumam fazer ao deitar, levantar ou pular.
Em seus projetos, ela estabelece como critérios rigorosos que levam em conta a faixa etária e os riscos envolvidos. Para os menores, a recomendação é que, incluindo o colchão, a cama tenha até 40 cm de altura. “Esse cuidado é interessante até, aproximadamente, os 5 anos, e eu ainda gosto de incluir um tapete, almofadas ou outros itens que ajudem a minimizar os impactos de uma possível queda”, afirma. A partir dos 8 anos, já é possível considerar camas de solteiro com altura tradicional.
Em um dos quartos projetados, a arquiteta utilizou marcenaria planejada para desenvolver uma cama com degrau embutido, que também funciona como gaveta, facilitando o acesso da criança.

Estilo montessoriano e limitações físicas
O estilo montessoriano, que propõe móveis na altura da criança para incentivar autonomia, também aparece nos projetos da arquiteta. “De forma geral, a proposta é entregar para a criança uma organização composta por móveis e objetos alinhados com sua altura”, explica. As camas, quase no nível do chão, eliminam o risco de quedas. No entanto, Cristiane pondera: “Considerando que a mamãe precisará abaixar com frequência para pegar ou interagir com a criança, problemas na coluna ou um pós-parto depois de uma cesária, por exemplo, fazem do móvel um desconforto”.

Soluções personalizadas
A arquiteta adaptou diferentes soluções em dormitórios infantis e juvenis. Em um projeto sem distinção de gênero para irmãos, optou por duas camas de madeira com proteção lateral. Já em um quarto para adolescente, desenvolveu cama com marcenaria sob medida, que inclui gavetão e nicho para organização.

Fotos: Carlos Piratininga
Cristiane Schiavon
Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni