Os amplos espaços do apartamento permitiram a adoção de uma linguagem contemporânea nos ambientes capaz de ressaltar ainda mais as linhas e cores de quadros, mobiliário e objetos de decoração. O Estúdio Elmor optou por seguir uma vertente mais minimalista, bem de acordo com os anseios dos clientes e da proposta de criação de uma verdadeira galeria de arte.
A execução da reforma teve como principal desafio superar a planta do imóvel, que contava originalmente com paredes em ângulos irregulares e descontinuidades visuais. O que poderia ser um problema, acabou por se tornar um dos diferenciais do trabalho. A reconfiguração dotou os ambientes de maior versatilidade e praticidade de uso, além de valorizar acabamentos e demais itens construtivos. Os criadores dão como destaque o cubo de madeira disposto no centro da área social, que pode ser facilmente identificado por seu revestimento. Tal recurso serviu ainda para delimitar as funções das áreas e definir os elementos da composição. O emprego de painéis deslizantes para fechamento vertical garante ao mesmo tempo a privacidade desejada, a amplitude visual e a integração quando necessárias. Em outras palavras, é possível realizar tanto grandes reuniões como encontros mais íntimos.
O projeto tem como acabamentos principais o piso monolítico e as placas de concreto aplicadas às paredes – materiais que colaboraram para criar a atmosfera tão desejada de galeria. Os visuais mais brutos desses revestimentos são equilibrados com a aplicação de madeira no forro ripado e no cubo central que abriga o lavabo. O imóvel recebeu ainda pintura clara e mármore paraná, que também conseguem se harmonizar com perfeição à proposta.
O apartamento com 520m² e 15 ambientes tem ótimo aproveitamento da iluminação natural, garantido pelas amplas áreas envidraçadas, e várias peças de design no mobiliário, sendo os melhores exemplos a poltrona Karuselli, de Yorjö Kukkapuro, típica dos anos 60, que busca quebrar a ortogonalidade compositiva da arquitetura, e as poltronas de Flávio de Carvalho em composição com o sofá de Marcus Ferreira.
Fotos: Bia Nauiack
Estudio Elmor
Telefone: (41) 9 8818 7634
www.elmor.com.br
E-mail: contato@elmor.com.br
Facebook: arquiteturaelmor
Instagram: @estudioelmor