Desejo atendido

Desejo atendido

Por conveniência e segurança, a opção nas grandes metrópoles acaba sempre recaindo sobre os apartamentos na hora de escolher a moradia. Apesar disso, a casa permanece sendo um sonho acalentando por muitos.

A arquiteta Cristiane Schiavoni teve o privilegio de reformar um imóvel e realizar os desejos de um jovem casal por um lar com atmosfera descontraída e que fosse prático e fácil de manter.
A casa com 104m², divididos em dois andares, deveria disponibilizar todo o conforto possível e, sobretudo, permitir a recepção de amigos e parentes – algo muito caro aos moradores. “Conheço o pai do morador desde quando ele tinha 12 anos. Com isso, confesso que avançamos uma etapa nesse processo de identificar suas vontades. Ele e a esposa adoram a casa cheia de amigos! Por isso, senti que meu trabalho era uma arquitetura de interiores com uma atmosfera jovem, alegre, prática e sempre pronta para receber”, explica Cristiane.
Para a sala de estar, a arquiteta adotou uma estrutura em marcenaria acompanhada por futons e almofadas, em substituição ao sofá. O ambiente segue uma linha mais industrial em seus acabamentos, com a especificação de cimento queimado e o estilo da iluminação, com os trilhos instalados no teto. “A marcenaria da base nos proporcionou a vantagem de dispor de um grande baú para guardar objetos pessoais da casa”, ressalta Cristiane.

Sala de jantar e cozinha, totalmente integradas, receberam o mesmo revestimento: porcelanato com padrão cimento queimado. Esses dois espaços também contam com móveis em madeira.
Armários assimétricos e com diferentes tamanhos comportam as louças. Os nichos permitem a exposição de eletrodomésticos e itens decorativos na sala de jantar, que tem ainda uma mesa de tora de madeira sustentada por uma estrutura metálica, o que proporciona um ar mais rústico ao ambiente.

A cozinha, por sua vez, ganhou uma bancada de pia em pedra branca (quartzo), o que, segundo a criadora do projeto, garante maior elegância e praticidade no uso diário. Cristiane lançou mão de um artifício muito criativo para aumentar a iluminação no espaço: a instalação de um teto retrátil de vidro e comandado facilmente por um controle remoto.“Eu não queria perder a iluminação natural, que deixou a cozinha ainda mais especial. Usei os recursos a favor”, conta. Outro detalhe prático adotado na cozinha foi a chapeira para preparação de lanches, ao lado do cooktop, que ganhou o local reservado tradicionalmente para a churrasqueira.

A lavanderia, posicionada no fundo da cozinha, recebeu um tratamento todo especial. A estrutura de serviço fica embutida, simulando um armário, proporcionando melhor visual ao conjunto quando não está sendo utilizada. Para facilitar o trabalho, nichos para produtos de limpeza, tanque e máquina de lavar e secar, espaço para manusear as roupas e um cesto para as peças sujas.

O andar superior abriga a suíte do casal, que possui piso laminado. Cristiane optou por móveis laterais suspensos, que acompanham a estética da cabeceira da cama em tom azul marinho. “Um dos detalhes do quarto que particularmente gosto bastante, e que muda o aspecto do ambiente, foi dado pela luz intimista do LED, instalado na parte interna”, comenta.

Cristiane Schiavoni
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni
Fotos: Carlos Piratininga

Associados Sincomavi