O conforto de uma residência não pode ser medido somente na quantidade metros disponíveis para seus moradores. No entanto, contar com áreas mais espaçosas e com uso mais racional se mostra algo altamente desejado. O trabalho desenvolvido pela arquiteta Cristiana Casellato para uma casa de condomínio seguiu nessa direção. Apesar do imóvel já possuir muitos atributos, era preciso incorporar várias melhorias. O processo de reforma foi dividido em duas partes, sendo a primeira parte para a execução do mezanino em alvenaria. “Muitas casas nesse mesmo condomínio contam com o mezanino feito em madeira”, comenta Cristiana. Ela explica que a opção por alvenaria ocorreu em razão de não haver estrutura disponível. “Fizemos um pilar embutido na parede pintada de laranja que segura a cumeeira e é responsável por distribuir o peso do telhado”.
Entre as exigências da cliente estava a necessidade de a residência contar com quatro suítes, mas sem perder a amplitude proporcionada pelo pé direito de 5,85 m. “Dessa forma, um lavabo existente passou a fazer parte de um dormitório”, detalha Cristiana. Outra solução encontrada foi mudar a porta de outro quarto, que dividia o banheiro, e transformá-lo em outra suíte. Essas alterações reduziram o espaço ocupado pela cozinha. Diante disso, a autora do projeto optou por adotar o modelo americano, tornando essa área totalmente aberta para o restante da casa.
O vão do hall dos quartos no térreo foi reaproveitado para a construção do mezanino. “Sobrou ainda espaço para um home office”, ressalta Cristiana. Houve também a utilização de uma área externa para a construção de um lavabo e da sala de TV. “Como as regras do condomínio não permitem a ampliação do imóvel, nem a modificação das fachadas, a passagem externa se transformou em uma janela guilhotina garantido a circulação de ar com a brisa que vem da Serra do Mar”.
O tom predominante do projeto é o laranja, que remete à harmonia e tinha a preferência da cliente. “As demais paredes são em amarelo claro para absorver mais ainda a luz solar do litoral”, esclarece. Já o marrom foi aplicado em portas e janelas de imbuia. Alguns pontos receberam textura e a maior parede, que faz a união entre as partes interna e externa da casa, é de tijolo Stromboli. A opção para o piso recaiu no cimento branco, que se adequou perfeitamente à proposta do trabalho.
Cristiana Casellato
Telefones: (11) 5052-6551 ou (11) 99963-8285
E-mail: cristiana@casellato.com
www.casellato.com
Instagram: cristianacasellato
Linkedin: linkedin.com/in/cristiana-casellato-b24ab52a