Casa: repaginação completa

Casa: repaginação completa

O imóvel com 280m² já denunciava o passar dos anos e exigia uma reforma completa como forma de deixar seus 15 ambientes mais confortáveis, bonitos e integrados. Entre as tarefas assumidas pelo designer de interiores Danilo Gustavo Regazzini, responsável pela transformação, estavam dotar a casa de uma atmosfera mais acolhedora, criar o espaço kids e o salão de jogos, interligados ao living e à churrasqueira, respectivamente, e renovar todos os pisos e revestimentos.

Como resultado, os clientes, um casal jovem com um filho de dois anos, ganharam uma residência que consegue reproduzir aquele visual tão desejado de lar.  O projeto idealizado por Danilo também não podia deixar de responder por dois pontos muito importantes: o plano da família de aumentar de tamanho e a necessidade de acomodações práticas para as visitas de amigos e parentes. “Eles também expressaram a vontade da adoção de um estilo moderno com alguns elementos clássicos, tendo preferência por cores sóbrias, materiais aconchegantes e toques de cor”, comenta.

Diante desse cenário, a integração de toda área social se mostrou questão central no trabalho desenvolvido pelo designer. E foi justamente esse ponto que se mostrou o mais desafiador para a realização do projeto. “A estrutura do imóvel possuía algumas vigas de sustentação que formavam divisórias entre os ambientes”, explica Danilo. “Além disso, a antiga sala de TV era em desnível ao restante da casa e a cozinha, fechada e com uma parede arredondada”. Essa antiga distribuição causava um grande desperdício de espaço.

As principais alterações na alvenaria ocorreram para tornar o estar totalmente integrado. A remoção de uma das paredes da cozinha possibilitou a integração à sala de jantar e a criação de um balcão para refeições rápidas. A lavanderia de grandes proporções, por sua vez, deu lugar ao tão acalentado salão de jogos. Já o banho da suíte do casal foi reestruturado e houve melhor aproveitamento da área disponível dos três dormitórios para a criação de um escritório no pavimento superior.

Como forma de atender as preferências do casal, Danilo optou por tons mais neutros para pisos e paredes com o uso intenso de revestimentos cerâmicos e porcelanatos. Por essa razão, variações de cinza e amadeirados, em conjunto com o branco, são perceptíveis em vários pontos da decoração. Essas escolhas proporcionaram aos ambientes mais aconchego. “Apliquei a boiserie em algumas paredes de destaque, para trazer um toque clássico ao projeto”, ressalta. “Em contrapartida, nos móveis criei um contraste usando cores mais escuras”. Ele explica ainda que as tonalidades mais expressivas ficaram restritas aos detalhes, como quadros e peças de design.

Danilo também ficou responsável pela concepção do projeto de marcenaria. Como forma de integrar o living ao espaço kids, ele lançou mão de uma estante ripada com painel giratório para abrigar o aparelho de televisão. Esse formato permite aos pais assistirem TV, mas ficarem de olho no filho enquanto brinca, abrindo a possibilidade inclusive de interação. “Desenhei também algumas peças de mobiliário para atender outras necessidades do projeto”, explica. Isso ocorreu principalmente pela falta de itens em medida e estilo necessários ao projeto, como pufe complementar ao sofá, mesa lateral, banquetas para o balcão da cozinha e carrinho-bar em tom verde escuro.

No projeto de iluminação, Danilo recorreu a trilhos, pendentes e placas de LED para a luz direta. O efeito de clima mais intimista foi obtido por meio de calhas de LED na marcenaria e no cortineiro. “A área externa ganhou um estilo industrial, privilegiando o emprego de metais pretos nas torneiras e acessórios para o lavabo externo”, ressalta. A luminária desse ambiente também acompanhou essa linha de trabalho e o espelho possui suporte em metal.

Outro destaque fica por conta do quarto do filho, que se vale do conceito montessoriano e conta com uma bicama em formato de casinha na cor cinza. Para maior impacto, esse dormitório recebeu a pintura de uma girafa em tamanho natural –criação da artista plástica Carol Dias.

Danilo Gustavo Regazzini
Designer de Interiores
DGR Interiores
Telefone: (19) 99841-1188
E-mail: danilogr78@gmail.com
Instagram: @dgrinteriores

Carol Dias
Artista Plástica
instagram: @dearo_artes.

ENCONTRE A LOJA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA OU TRABALHO

Conheça as lojas associadas: